A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende o indivíduo como um microcosmo dentro do macrocosmo, sendo assim observa e utiliza a natureza para diagnosticar e tratar suas desarmonias.

A causa da dor dentro da MTC é entendida de duas principais maneiras, da obstrução na circulação da energia nos meridianos e da má nutrição destes meridianos.

Este Blog destina-se ao estudo, discussão e apredizagem dos benefícios da acupuntura nas desarmonias dos indivíduos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Agressividade na MTC

A agressividade está em nossas vidas não somente em caráter ruim, precisamos da agressividade para fazer mover nossas vidas, para lutar por objetivos, defender nossos pontos de vista ou nossos amores, criar caminhos.

Podemos chamar esta agressividade de força de vontade, de empreendedorismo, objetividade, poder, vários nomes diferentes com significados semelhantes.

Na MTC quem é responsável por esta força de carater é o elemento madeira, claro que na verdade necessitamos de um equilíbrio geral para possuir esta tal agressividade, porém é o elemento Madeira que determina como iremos reagir aos acontecimentos da vida.

Temos desequilíbrios desta agressividade para todos os lados, um indivíduo que tem deficiência desta energia em seu corpo não consegue tomar atitude, não luta pelo que quer, não defende quem ama nem a si próprio. O contrário é verdadeiro o excesso desta energia gera um excesso de reações, ou seja, tem explosões muitas vezes desnecessárias, pode se tornar agressivo física ou verbalmente, é uma pessoa intolerante e impaciente.

Nada impede que alguém tenha excesso da energia madeira em uma determinada área da sua vida como o trabalho, por exemplo, e deficiência desta energia em uma outra área como a vida amorosa. Ou ainda ter deficiência desta energia em toda sua vida e usar o excesso contido no trânsito, por exemplo.

A busca do equilíbrio na MTC gera o "caminho do meio", como diria Lao Tse, ajuda o indivíduo a equilibrar esta agressividade dentro da sua vida e tornar as pessoas mais felizes.