A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende o indivíduo como um microcosmo dentro do macrocosmo, sendo assim observa e utiliza a natureza para diagnosticar e tratar suas desarmonias.

A causa da dor dentro da MTC é entendida de duas principais maneiras, da obstrução na circulação da energia nos meridianos e da má nutrição destes meridianos.

Este Blog destina-se ao estudo, discussão e apredizagem dos benefícios da acupuntura nas desarmonias dos indivíduos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A acupuntura trata isso?

A acupuntura trata isso???

Sempre ouço esta pergunta e assim me pergunto o quanto está ainda longe das pessoas entenderem o que é uma terapia holística, como a acupuntura e outras técnicas também, como a homeopatia por exemplo.

A acupuntura trata isso sim, rs

A acupuntura trata o indivíduo, busca seu equilíbrio e fortalece seu corpo para que ele mesmo possa ir contra o mau que o aflige.

Nosso olhar é diferente da medicina ocidental, olhamos o todo, olhamos aquela pessoa como um ser completo e não somente como um ombro ou uma hérnia de disco ou uma insônia ou um desejo de parar de fumar, buscamos sim o modo como "este" ombro se permitiu machucar dentro "deste" corpo.

É desta forma que um paciente aparece em nosso consultório com uma queixa de dor nas costas, por exemplo, e fica durante muito tempo, mesmo depois da dor ter ido embora.

A sensação de bem estar, a melhora do sono, do humor, das reações diante da vida são o que permitem que estas pessoas vão aos poucos tomando consciência do que é ser tratado holísticamente. Este conceito faz parte de uma acupuntura energética, com olhar tradicional.

É muito legal quando percebemos que nosso paciente, nascido e criado em solo ocidental, está começando a perceber que quando ele entra em nosso consultório não nos importa apenas sua dor mas ele todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário