Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se que as desarmonias ou doenças são causadas por fatores internos, fatores externos e fatores mistos. Parte dos fatores internos são as emoções.
Porém as emoções nem sempre são fatores patológicos porque o movimento inconstante das emoções faz parte do comportamento saudável, variando com os estímulos do ambiente, herança dos pais, fases de vida, estágio de desenvolvimento e outros fatores. (Marina Paesano)
O desequilíbrio emocional pode causar ou exacerbar a desarmonia do Zang Fu (órgãos e vísceras). Assim como os distúrbios de Zang Fu podem resultar em desarmonias emocionais. (Marina Paesano)
Dentro dos conceitos mais importantes da MTC estão os cinco elementos e dentro deles sabe-se que madeira gera fogo e controla terra que por sinal gera metal e controla água... Nas emoções acontece da mesma maneira a raiva pode gerar euforia e ao mesmo tempo suprimir a preocupação e esta última pode gerar a tristeza e estimular o medo. Levando em consideração este raciocínio notamos que esta tudo interligado e que, como diz um ditado chinês – O uso moderado nutre, o excesso e a falta agridem. Sendo assim todas estas emoções são normais, saudáveis e necessárias para o nosso equilíbrio, mas se nos mantivermos tempo demais vivenciando uma ou outra podemos gerar desarmonias importantes dentro do nosso organismo, da mesma forma que por desarmonias internas podemos muitas vezes não conseguir controlar e sair de determinadas emoções.
Claro que temos personalidade própria e que dentro dela estão as emoções mais comuns em nosso temperamento, reações muitas vezes esperadas diante de fatos novos ou sustos. Mas sabemos também que em algumas fases da nossa vida estas características emocionais ficam mais exacerbadas, por exemplo, um indivíduo que é ansioso normalmente, por um quadro de stress repetitivo ou um trauma grave, como um assalto ou o falecimento de um ente querido esta ansiedade fica muito mais forte a ponto de atrapalhar suas atividades básicas como dormir, se divertir ou simplesmente assistir a uma televisão. Neste momento esta característica ultrapassou o limite o saudável, do estimulante para gerar ainda mais stress e tornar-se em uma ciranda complexa.
Obviamente a acupuntura ou qualquer outra área da MTC não vai mudar a personalidade deste indivíduo, mas sim desbloquear os canais energéticos que foram obstruídos durante o agravamento do quadro e desta forma a pessoa consegue voltar ao estágio anterior a este, ou seja, simplesmente com uma característica normal de ansiedade que é extremamente útil para este indivíduo em suas motivações, realizações e forma de vida.
Da mesma forma acontece com as outras emoções, pessoas que reagem fortemente aos assuntos da vida e a princípio são fortes e decididas podem se transformar em amargas e agressivas, outras que são precavidas e gostam de planejar antes de agir tornam-se preocupadíssimas e pessimistas ou medrosas. As tristezas que nunca se resolvem e levam as pessoas a depressões profundas.
Através de várias técnicas conseguimos desbloquear e harmonizar órgãos e vísceras desequilibrados e permitir que a energia ou Qi volte ao seu fluxo normal e as emoções se organizem novamente.
oi Flavia adorei seu blog, fiquei inspirada com a sua iniciativa e fiz um tbm, estou adorando suas aulas bjusss
ResponderExcluirPaty