fonte: Fertility and Sterility 2002
Modern Trends: Role of acupuncture in the treatment of female infertility
Raymond Chang, Pak Chung and Zev Rosenwaks
O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão da literatura médica sobre o uso da acupuntura no tratamento da infertilidade feminina.
A acupuntura provoca a liberação de beta endorfinas que afetam a secreção de GnRh e consequentemente podem influenciar o ciclo menstrual, a ovulação e a fertilidade. Alguns autores afirmam que a acupuntura em mulheres anovulatórias (que não ovulam) ou em mulheres normais, pode melhorar a liberação de FSH, LH, estradiol e progesterona, que são os principais hormônios femininos ligados à fertilidade.
Gerhard, na Alemanha, estudou 45 mulheres inférteis tratadas com a auriculo acupuntura (na orelha). O autor verificou que o retorno dos ciclos ovulatórios ocorreram mais rapidamente no grupo tratado com a auriculo acupuntura em relação ao grupo tratado com clomifeno, gonadotropinas ou bromocriptina.
Outro estudo realizado por Stener-victorin com 24 pacientes com SOP (Síndrome dos ovários policísticos) utilizando a eletro acupuntura para a indução da ovulação, mostrou um aumento de 15% para 66% da ovulação em 3 meses de tratamento.
Paulus e colaboradores fizeram um estudo envolvendo 160 pacientes que foram submetidas a tratamento da infertilidade pela reprodução assistida. A acupuntura era realizada 25 minutos antes e logo após a transferência de embriões. Observou-se uma melhora das taxas de gravidez de 26% para 42%.
Outro estudo de Stener-Victorin mostrou uma diminuição da impedância da artéria uterina e um aumento do fluxo de sangue para o útero com a aplicação da eletro acupuntura. O fluxo aumentado da artéria uterina provoca um melhor padrão de espessura do endométrio, deixando-o mais propício à implantação do embrião.
Vários outros estudos mostraram também a diminuição da ansiedade e do stress com o uso da acupuntura. O mecanismo pelo qual a acupuntura exerce este efeito é através da liberação de beta endorfinas no sistema nervoso central. Todo casal com diagnóstico de infertilidade possui algum grau de stress emocional, o que pode dificultar ainda mais o tratamento. Com mais este efeito, a acupuntura pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento da infertilidade.
De modo geral, existem 3 mecanismos de ação da acupuntura no tratamento da infertilidade:
- redução do stress emocional
- aumento do fluxo de sangue para a artéria uterina
- ação no sistema nervoso central com a modulação dos hormônios femininos, pela liberação de beta endorfinas e pela inibição do sistema nervoso simpático
Autor: Dr Decio Teshima em http://www.webartigos.com
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/36157/1/Acupuntura-e-Infertilidade/pagina1.html#ixzz1QrRi6jKh
Nenhum comentário:
Postar um comentário