A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende o indivíduo como um microcosmo dentro do macrocosmo, sendo assim observa e utiliza a natureza para diagnosticar e tratar suas desarmonias.

A causa da dor dentro da MTC é entendida de duas principais maneiras, da obstrução na circulação da energia nos meridianos e da má nutrição destes meridianos.

Este Blog destina-se ao estudo, discussão e apredizagem dos benefícios da acupuntura nas desarmonias dos indivíduos.

sábado, 17 de novembro de 2012

Síndrome Pré Menstrual


Muitas vezes alvo de chacota e piadinhas a Síndrome Pré Menstrual, a famosa TPM, é causa de sofrimento para muitas mulheres, 80% das mulheres apresentam alguma alteração por conta das mudanças dos ciclos hormonais e 3 a 11% chegam a ter prejuízos profissionais e sociais por causa destas mudanças, isto é muito importante, porque o mundo não espera o seu período pré menstrual passar para continuar rodando.

Para a MTC a classificação ocorre dentro dos cinco elementos, por isso cada mulher terá o seu tratamento para a SPM,  temos o cuidado de investigar o que ela está comendo e sugerimos que aumente alimentos como figo, abacate e quiabo, que são ricos em magnésio, muita água, que evite doces, comidas gordurosas. Além disso, é importante aumentar a atividade física aumentando a circulação do Qi. Uma face importante do tratamento é a associação dos florais, existem flores que a ajudam a aceitar melhor as mudanças do corpo, a diminuir a gravidade das reações, a irritabilidade.

Um dos quadros mais comuns da SPM, dentro da MTC, é a Estagnação do Qi do Fígado, que causa sintomas como, irritabilidade, explosão emocional, edema em membros inferiores, dores de cabeça e constipação intestinal. Mas é importante mencionar que este é só um dos quadros de SPM, existem vários, por isso a importância da avaliação individual. Os resultados com a acupuntura para este tipo de quadro são maravilhosos, no primeiro mês já notamos grandes melhoras e no prazo máximo de 6 ciclos menstruais conseguimos sanar o problema. Mas é necessário que ela assuma também a responsabilidade pelo resultado final, seguindo as orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário