A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende o indivíduo como um microcosmo dentro do macrocosmo, sendo assim observa e utiliza a natureza para diagnosticar e tratar suas desarmonias.

A causa da dor dentro da MTC é entendida de duas principais maneiras, da obstrução na circulação da energia nos meridianos e da má nutrição destes meridianos.

Este Blog destina-se ao estudo, discussão e apredizagem dos benefícios da acupuntura nas desarmonias dos indivíduos.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

As Lições da Dor


A dor é uma experiência não só sensorial mas também emocional. Hoje em dia a dor é vista como um fenômeno que envolve fatores biológicos,  psicológicos, comportamentais, sociais e emocionais.
Se olharmos para a dor como uma experiência veremos que é repleta de informações. Como podemos entender melhor a dor? Como fazer para eliminar a dor de minha vida? Uma dica:
“Seja lá qual for a forma como a dor venha visitar você, receba-a em sua sala de visitas, sirva-lhe um chá quente e saboroso, cuide para que vocês tenham alguns momentos da mais profunda paz. Olhe bem no centro de seus olhos e pergunte-lhe:
- Por que você veio me visitar? O que quer me dizer?” (conto de autor desconhecido)

Sabermos o diagnóstico médico é muito importante mas a minha avaliação é mais holística, ou seja, avalio  corpo,  mente e  espírito. E é nisso que eu acredito, porque cada um precisa entender o mecanismo que criou e  que se instalou na sua vida para conseguir se ver livre dele.
Mas por que uma dor, se é sempre uma experiência desagradável, chega a  se tornar crônica? Não seria natural a pessoa evitar chegar a este ponto?
Sim natural seria, mas não é o que ocorre algumas vezes...
Quando a  dor é aguda pode ser um recadinho rápido do seu corpo.
Que você não escuta daí ela se aprofunda, se torna crônica ou fica toda hora aparecendo um dorzinha aqui outra ali, isso é o seu corpo gritando com você que está precisando de ajuda!
Quando nos movemos em direção à resolução do problema, deixamos para trás o que nos fazia sofrer até que um dia aquilo se torna uma lembrança que, se bem trabalhada, ganha o status de sabedoria.
A dor vem para trazer algo à tona, para nos fazer ver o que nos recusamos a enxergar, vem para abrir nossos olhos, para rasgar nosso coração, para despertar a nossa consciência. É a alma nos alfinetando porque nos quer mais felizes. Não é uma punição, não é uma maldição, é um ato de amor do Universo tentando nos tornar ainda melhores do que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário