A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende o indivíduo como um microcosmo dentro do macrocosmo, sendo assim observa e utiliza a natureza para diagnosticar e tratar suas desarmonias.

A causa da dor dentro da MTC é entendida de duas principais maneiras, da obstrução na circulação da energia nos meridianos e da má nutrição destes meridianos.

Este Blog destina-se ao estudo, discussão e apredizagem dos benefícios da acupuntura nas desarmonias dos indivíduos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Depressão


A depressão é uma doença que deixa a pessoa muito debilitada, sem ânimo, sem vida, sem élan vital. Na medicina chinesa, nós não classificamos as pessoas somente com a palavra DEPRESSÃO, ou seja, como sempre avaliamos as pessoas com base nos cinco elementos para conseguirmos ajudá-las é necessário classificar também dentro destes elementos:

Se a emoção que mais incomoda a pessoa é o medo, pânico, insegurança, o quadro pode se encaixar dentro do elemento água; se a emoção no caso é a ansiedade, o excesso de pensamentos, insônia, seria elemento fogo; se com pré – ocupação mais terra; tristeza – mais elemento metal, e assim vai...

Mas é claro que não é só a emoção que é importante na avaliação tudo é importante sua história de vida, sua estrutura corporal, o funcionamento do seu corpo tudo...

Através de toques no corpo e um questionário avaliamos o estado de cada um dos órgãos, por exemplo, é comum as pessoas terem histórias de reincidivas de depressão, imaginem como está a energia de fígado dela com tantas medicações e com tantas frustrações e decepções de medicamentos e tratamentos em vão, que até melhoram em um primeiro momento mas depois retornam os sintomas. E o desgaste energético do corpo lutando sempre em busca do equilíbrio que nunca chega.

Através da Medicina Tradicional Chinesa reorganizamos toda a fisiologia energética da pessoa. Desta forma o primeiro ponto a se notar melhora são os pensamentos, o padrão muda, e assim vamos notando o retorno do equilíbrio.

Os Florais também são um fator muito importante nesta conquista porque através deles o indivíduo aprende lições de como lidar “a sua maneira”, com a situação em questão e não tentando usar soluções que serviram para outras pessoas. Encontrando assim o seu caminho do bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário