A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende o indivíduo como um microcosmo dentro do macrocosmo, sendo assim observa e utiliza a natureza para diagnosticar e tratar suas desarmonias.

A causa da dor dentro da MTC é entendida de duas principais maneiras, da obstrução na circulação da energia nos meridianos e da má nutrição destes meridianos.

Este Blog destina-se ao estudo, discussão e apredizagem dos benefícios da acupuntura nas desarmonias dos indivíduos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fibromialgia


A pessoa que está com fibromialgia tem dores, dorme mal, tem consequências em sua vida social, sente-se sem vida, sem ânimo, sem élan vital. E isso acaba gerando um enclausuramento. Geralmente esta desarmonia gira em torno do elemento madeira, e o que isso significa? Que pode ter origem em conflitos de frustração,  de impotência, em se sentir impotente diante da vida, do sofrimento de alguém querido, do fim de um relacionamento, de uma profissão que não lhe trás satisfação. Daí a madeira se rebela e os músculos doem, inflamam, vem à irritabilidade, o desespero, a desesperança, mas sendo uma síndrome a desarmonia é encontrada em vários elementos, por isso que quando o tratamento é focado somente em uma das questões não se obtém um bom resultado.

A  Medicina Tradicional Chinesa,  olha para o indivíduo e não para a doença e na fibromialgia é onde mais notamos isso, porque não se trata a fibromialgia olhando apenas a dor ou somente a depressão, afinal quem veio primeiro a dor ou a depressão, onde começou este círculo vicioso? Por estar deprimido ele somatizou e passou a sentir dores ou de tantas dores se tornou deprimido? .

Os florais são uma etapa importantíssima do tratamento, fazemos uma avaliação detalhada da personalidade da pessoa, e assim selecionamos as flores que irão beneficiar aquela pessoa. Como diria Caetano Veloso “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...” Não existe uma flor ou uma combinação de flores para a fibromialgia, e sim as flores que irão tratar os desequilíbrios de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário